Você ficou afastado um tempo dos ringues. Como foi a preparação para essa luta?
Esse tempo longe foi bom pra mim, para poder curar as lesões e descansar. Meu treinamento agora está sendo bastante específico para essa luta. Estou treinando em Niterói e vou umas duas vezes por semana a BTT. Também estou cuidando bastante da minha preparação física e estou treinando tudo, chão, quedas e a parte em pé.
Onde o Alistair Overeem é mais perigoso?
Com certeza nas joelhadas. Ele sobe muito o joelho e tem que ter cuidado ali. Estou treinando para defender essas joelhadas e espero que quando eu dê a primeira entrada de queda nele, ele se iniba como na luta contra o Vítor (Belfort). Colocando ele para baixo é bom, porque ele gosta de fazer chão e isso pra gente é ótimo.
Você pensa em revanche contra o Shogun?
Penso sim, mas na hora certa. Eu vou fazer essa luta contra o Overeem e ainda tenho mais duas lutas para fazer no Pride esse ano. Na hora certa vai ter essa luta.
E contra o Wanderlei Silva?
Lutar com o Wanderlei já não é mais interessante pra mim, porque já o venci duas vezes. O interessante pra mim é o cinturão e eu vou lutar com quem tiver o cinturão. Já ouvi dizer que quem vencer essa luta entre mim e o Overeem disputaria o cinturão, mas não é nada oficial.
Faça um prognóstico das lutas do GP Open Weight.
A luta entre o Cro Cop e o Wanderlei é imprevisível, mas eu espero que o Cro Cop não se iniba e solte os seus chutes. Já na luta do Barnett, eu o acho muito perigoso, mas o Minotauro tem mais feeling e ele vai vencer a luta. O Barnett é perigoso em pé, então espero que o Minotauro leve a luta para o chão e jogue por cima de preferência.
E uma final entre Wanderlei e Minotauro?
Eu acho uma luta boa para o Minotauro. O Wanderlei é limitado, é um cara previsível e só tem a força e a preparação física ao seu lado. Já o Minotauro tem muito mais recurso, troca bem em pé e tem um chão excelente. Na minha opinião o Minotauro leva esse GP, estou na torcida por ele.
No GP até 83kg pode acontecer a luta entre o Paulão e o Denis Kang. O que você acha dessa luta?
Essa deve ser a luta mais difícil do Paulão, mas nessa categoria o Paulão é imbatível. Ele está muito forte, está com um gás excelente, além das qualidades dele em pé, na parte de queda e no chão. O Paulão só perde numa fatalidade. Às vezes entra uma no queixo, aí não tem jeito mesmo.
O que você achou da luta entre o Renato Babalú e o Chuck Liddel?
O Babalú pecou em ir para dentro. Acho que ele deveria ter sido mais estratégico. Ele errou em ir para cima de um cara como o Liddell e que joga no contra-ataque.
Que conselho você daria para o Roger Gracie na luta contra o Don Frye?
O Frye é um cara experiente e é forte, mas não tem o mesmo gás do Roger. Se o Roger jogar com inteligência ele vence a luta. Não pode querer partir para a trocação ou algo assim. Se colocar para baixo ele vence.
señores perdonen que la ponga el portugues pero nbo se traducirlo;) si alguien la traduce me haria un favor a mi y a alguno mas